25 de novembro de 2015

Alfarroba - Parece chocolate, mas não é!

Hoje trago mais um artigo especial da Natue, onde a nutricionista Carolina Favaron fala um pouco sobre a alfarroba. Vamos conferir?
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Parece chocolate, mas não é! Conheça a alfarroba:
Já ouviu falar na alfarroba? Proveniente da alfarrobeira (árvore típica do agreste), a alfarroba é um fruto de coloração marrom escuro, parecido com a vagem do feijão. Após ser torrado e moído, ele dá origem a um pó que pode substituir o cacau em diversas preparações. Isso porque a alfarroba possui um sabor bem semelhante ao chocolate, podendo ser utilizada como um substituto mais saudável, além de ser uma ótima opção para pessoas que sofrem de intolerância à lactose.
Retirada daqui
A alfarroba possui baixo índice glicêmico (o que significa que não eleva as taxas de açúcar no sangue de forma brusca) e, diferentemente do cacau, é naturalmente doce, já que contém sacarose, frutose e glicose em sua composição – com isso, os produtos à base de alfarroba dispensam adição de açúcar, tornando-se uma boa opção para diabéticos. Ela também é livre de substâncias estimulantes, como a cafeína e a teobromina – sendo uma alternativa para pessoas que sofrem de enxaqueca – e também possui menor teor de gorduras em relação ao cacau (apenas 0,7% contra os 23% de gordura presentes no cacau). Além disso, é rica em vitaminas (E, B6, B12) e minerais (cálcio, ferro, zinco, potássio e fósforo).
Pessoas que sofrem de intolerância à lactose e doença celíaca também se beneficiam com o consumo da alfarroba, já que é livre de glúten e lactose. Fora isso, ela ainda pode nos proporcionar outros benefícios, como:
  • Ação antioxidante, já que possui alto teor de compostos fenólicos, contribuindo para combater o excesso de radicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular e o surgimento de algumas doenças;
  • Ajuda a diminuir os níveis de colesterol no sangue.
A alfarroba pode ser encontrada na forma de barra, bombom, creme de alfarroba e até em pó, podendo ser incluída em diversas preparações, como bolos e tortas.
Texto: elaborado por Carolina Favaron, nutricionista da Natue, revisado por Michele Prado.
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Então, você conhece, já experimentou? Eu sinceramente não conhecia, mas agora estou doida para experimentar, comer o "chocolate falso" sem peso na consciência! Até a próxima! ♥

5 comentários :

  1. Já comprei a barrinha em loja natural e gostei. Apesar de ser bom, ainda não chega a ser "igual" a cholcoate que amo de paixão, heheh. Mas é mega saboroso e saudável! ^^
    Beijão!

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  2. Gente, essa é uma opção pra mim que amo doce e não gosto de ficar gorda hahah amei essa opção <3

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  3. Tenho muita vontade de experimentar. Pra quem não pode com muito açúcar ou quer perder uns quilinhos é uma ótima opção.
    Beijim ♥

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  4. Eu tenho alergia a cacau, por isso o Alfarroba é o que salva nos dias em que estou com MUITA vontade. Apesar de achar enjoativo,aprendi a inclui-l em várias receitas ^^

    www.saidaminhalente.com

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  5. Ain que interessante, mas nunca vi aqui em minha cidade... Ótima ideia para quem quer perder quilinhos e muito nutritiva né???

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