24 de novembro de 2015

Vitamina E

Hoje trago para você um artigo especial enviado pela Natue sobre a importância da Vitamina E, confere aí:

As vitaminas são nutrientes orgânicos essenciais que participam de diversas reações do organismo, ajudam a regular essas reações e otimizam todo os sistemas. Elas não são produzidas pelo nosso organismo e devem ser ingeridas através da alimentação e/ou suplementação.
Retirada daqui
As vitaminas são divididas em hidrossolúveis e lipossolúveis. As hidrossolúveis são as vitaminas que se dissolvem em água ou meio aquoso. Já as lipossolúveis são vitaminas que se dissolvem em meio gorduroso. A vitamina E, por sua vez, pertence à classe das vitaminas lipossolúveis.
O benefício mais incrível da vitamina E se dá devido à sua ação antioxidante, graças à essa propriedade, ela atua neutralizando ou inibindo a formação de radicais livres (substâncias nocivas e inflamatórias). Com isso, pode promover melhorias na circulação sanguínea, além de auxiliar na regeneração dos tecidos e prevenir o tão temido envelhecimento cutâneo.
A vitamina E também pode amenizar os sintomas da tensão pré-menstrual, uma vez que está relacionada com a circulação sanguínea e com a inibição da produção de radicais livres.
Se você pratica atividade física, saiba que a vitamina E pode ajudar muito. Isso ocorre porque o esporte aumenta a produção de radicais livres promovendo o estresse oxidativo, que é ruim. E já que uma das funções da vitamina E é neutralizar a ação dos radicais livres, ela se torna muito interessante para os esportistas.
Agora que você conheceu os diversos benefícios da vitamina E, saiba onde encontrá-la na alimentação:
A vitamina E é encontrada em pequenas concentrações em alimentos como o ovo, chocolate (acima de 50% de cacau), salmão, semente de abóbora e pêssego.

Caso prefira suplementar a vitamina E, saiba que os melhores suplementos são os que possuem alguma gordura associada, uma vez que ela é lipossolúvel e em meio gorduroso sua absorção será aumentada. Consulte um nutricionista e/ou médico para verificar a necessidade individual e demais adequações.

Quanto mais conheço sobre os alimentos e as vitaminas mais vontade tenho de melhorar minha alimentação, afinal saúde é tudo! Então, você conhecia os benefícios dessa vitamina? Me conta vai!

6 comentários :

  1. Também adoro conhecer mais sobre os alimentos que fazem bem para o corpo e poder melhorar a alimentação. Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  2. Laranja e chocolate são fontes de vit E que mais consumo. To no lucro.
    Muito bacana o post, bem informativo.
    Bjs

    https://fluxoconstante2.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Salmããão! *o* Bom saber mais sobre a vit E. ^^ Que a saúde sempre seja nosso foco! :D
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Eh sabiaaaaa, chocolate alivia sim a TPM ❤

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post, super informativo e muito útil! :D Amo posts sobre isso! hahaha
    Beijão ♥

    ResponderExcluir
  6. É maravilhoso conhecer mais sobre os alimentos, sobre a vit E eu já sabia que era boa para a fertilidade, o médico sempre passa para as que querem engravidar!

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita, deixe seu comentário! ^^