4 de dezembro de 2015

VITAMINA C - sintomas da carência dessa Vitamina

Olá pessoal! Hoje apresento à vocês um artigo especial sobre a Vitamina C, que foi enviado pela equipe da Natue. Vamos conferir?
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Conheça os sintomas da carência de vitamina C

A vitamina C, ou ácido ascórbico, é essencial para a saúde e por não ser sintetizada pelo nosso organismo deve ser obtida diariamente pela alimentação ou suplementação. Entre seus benefícios estão a participação na síntese do colágeno, de hormônios e neurotransmissores, aumento na absorção do ferro não-heme (vegetal), além da ação antioxidante, que neutraliza os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce. 

As recomendações de vitamina C variam de acordo com a idade, estado fisiológico e sexo, sendo que para homens e mulheres a dose diária é de 90mg e 75mg, respectivamente. No entanto, gestantes e lactantes precisam de maior ingestão. O consumo de vitamina C é muito importante durante a gravidez para evitar doenças como a pré-eclâmpsia. Fumantes necessitam de maior aporte do nutriente por conta da sua ação antioxidante e da melhora na circulação sanguínea cardíaca, que é prejudicada pelo cigarro.
Retirada daqui

Os principais sintomas da carência de vitamina C são: 
  • Cabelos quebradiços
  • Falta de apetite
  • Anemia
  • Maior risco para hemorragias
  • Fraqueza muscular
  • Alterações no humor
  • Dificuldade de cicatrização 
  • Dores articulares.

Apesar de rara atualmente, uma doença causada pela deficiência de vitamina C é o escorbuto, que causa sangramentos na pele e na gengiva e problemas na cicatrização de feridas, entre outros.

Onde encontrar vitamina C?

Em alimentos como acerola, goiaba, mamão, laranja, morango, kiwi, maracujá, caju, pimentão, espinafre, alface, tomate, cebola, rúcula, brócolis, repolho e agrião, além de cranberry e goji berry, que contêm boas concentrações do nutriente.  A vitamina C é sensível ao calor, oxigênio e luz, por isso, quando for consumir esses alimentos, prefira-os crus ou cozidos no vapor para evitar perdas nutricionais. 

Com a correria do dia a dia e a má alimentação, nem sempre é possível atingir a dose recomendada de vitamina C, sendo necessária a sua suplementação. Além disso, o uso de suplementos à base desse nutriente é interessante para atletas, esportistas, pessoas estressadas ou com infecções, que necessitam de um aporte maior de vitamina C.

Mas, vale lembrar: antes de consumir suplementos de vitamina C, consulte um nutricionista para adequar a sua alimentação e, se necessário, incluir a suplementação de acordo com as suas necessidades nutricionais. 

Para encontrar vitamina C, clique aqui.
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A Vitamina C está presente em alimentos que eu nem imaginava! Você já conhecia esses detalhes? Me conta no comentários! Beijos ♥



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