22 de dezembro de 2014

Como é o Natal no Japão?

Imagem retirada daqui e editada
Olá pessoal! Como vão seus preparativos para o Natal? Confesso que eu só pensei no cardápio até agora haha (meus pensamentos gordos).
Bom, hoje quero falar pra vocês sobre como é comemorado o Natal no Japão! É bem diferente daqui do Brasil. Lembrando que no Japão não existem tantos cristãos, por isso é tão diferente a forma de comemorar o Natal lá.
Para desenvolver esse post eu tive a ajuda da querida Silvia do blog Japão em Foco que respondeu algumas perguntinhas que fiz pra ela. Ela já morou no Japão por alguns anos, por isso eu pedi a ajuda dela... se não eu estaria falando bobagem aqui. 

Tem neve!!
Essa já é a primeira diferença, pois lá no Japão nessa época do ano é inverno e normalmente neva bastante. Eu adoraria passar o Natal no inverno, com neve, acho que seria mais lindo!

Não é feriado!
Então, dia 25 de dezembro não é feriado como estamos acostumados aqui no Brasil, as pessoas trabalham normalmente. Ouvi falar que o dia 23 de dezembro é feriado lá no Japão, pois é o aniversário do Imperador.
Silivia: Se os dias 24 e 25 caírem no meio da semana trabalha-se normalmente, pois estes dias não fazem parte dos feriados nacionais do Japão. O Natal é uma data meramente comercial no Japão, sem nenhuma ligação religiosa. Podemos observar decorações e iluminações lindíssimas por toda parte nessa época do ano.

Cardápio
Enquanto aqui no Brasil temos o costume de comer panetone, por exemplo, no Japão a tradição se resume basicamente ao Kurisumasu keki (bolo natalino) e frango frito de Kentucky. (Silvia)
Imagem retirada daqui
Amigo secreto
Aqui no Brasil, muitas pessoas gostam de fazer "amigo secreto/oculto". Segundo a Silvia, ela nunca viu japoneses fazendo isso entre eles, a não ser em casos que participaram por influência de colegas brasileiros. A troca de presentes lá ocorre mais entre namorados.

Dia dos namorados?
Silvia: O Natal no Japão é visto mais como um Dia dos Namorados fora de época. Nesse dia é comum os casais saírem juntos para antar fora ou fazer passeios românticos e trocar presentes entre eles.

Iluminação e eventos!
Silvia: Nessa época do ano existem muitas iluminações incríveis que nos faz associar ao Natal, mas na verdade tratam-se de iluminações de inverno, que normalmente começam em novembro e terminam em março com a chegada da primavera. Mas em alguns locais com grande fluxo de turistas estrangeiros ocorrem alguns eventos natalinos, especialmente em grandes parques de diversões como o Tokyo Disneyland e Universal Studios. Ah, em Kyoto também ocorre uma maratona bem inusitada no dia 23 de dezembro, chamada Santa Claus Marathon (Maratona do Papai Noel). Nessa maratona, os participantes se vestem de Papai Noel e percorrem uma distancia de 1,5 Km ao longo do Rio Kamo. Parece bem divertido.
Imagem retirada daqui
*Recadinho carinhoso da Silvia: ^_^
Adorei participar da sua entrevista. Desejo sucesso à você e ao seu blog. Aproveito para deixar meu Feliz Natal, ou melhor dizendo, Merii Kurisumasu (メリー クリスマス), que é como se diz Feliz Natal em japonês. Até mais.

Espero que tenham gostado, eu adorei saber dessas coisas, pois mesmo amando a cultura japonesa algumas coisas sobre o Natal lá eu soube somente através da Silvia. 
Então é isso... Merii Kurisumasu! Feliz Natal!!

9 comentários

  1. Acho o Natal do Brasil mais legal hehe!
    Mas adorei a entrevista e poder saber essas coisas. Beijos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe verdade, mas adoraria que tivesse neve e as iluminações como tem lá.. sem falar que um Natal romântico é muito legal também hehe. Beijos ♥

      Excluir
  2. adorei o post amo o japão e queria muito conhecer um dia mais acho o nosso natal mais animado do que no japao bjs passa la no blog http://blogvitoriathais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa o natal já é tudo de bom, imagina ser tão romantico como o dia dos namorados?!!!! seria melhor ainda hahahah
    adorei, bjs
    www.michellipohl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Amei saber das diferenças existentes entre o nosso e o "Natal" japonês... gosto muito de conhecer novas culturas.

    ResponderExcluir
  5. Salve moça!!! Eu vim aqui para desejar um feliz ano novo adiantado pois talvez não entre amanha kk então e melhor fala adiantado ne !!! Muito amor paz dindim e felicidade neste 2015 saiba que você e muito especial neste mundo ta !! Eu falei que ia seguir para acompanha seu trabalho de pertinho né to eu aqui marcando presença dinovo e dinovo e dinovo com muito amor !! A tem post novo la no meu humilde cantinho quero tua presença ta e comenta la também sua opinião que faz eu querer continuar você e muito importante não se esqueça um grande beijo boa noite <3

    www.politicamenteincorreta.com

    ResponderExcluir

♥ Obrigada pela visita, deixe seu carinho com um comentário!