27 de junho de 2016

Sherlock Holmes - Um Estudo em Vermelho


Sou fã de Sherlock Holmes, dos filmes e séries, mas essa foi a primeira vez que li um livro de Sherlock, do famoso escritor Sir Arthur Conan Doyle. Escolhi Um Estudo em Vermelho por ser o primeiro episódio da série Sherlock baseado nessa história e acho que é o começo de tudo, desde o primeiro encontro do Watson com Holmes.

Nesse livro me deparei com um Sherlock diferente do qual até então eu conhecia, tive a impressão de que ele não apareceu muito, calma aí, já explico. É o seguinte: a história é narrada pelo Watson, começa com ele, como conheceu Sherlock, as habilidades do amigo detetive consultor que deixam nosso caro Watson de boca aberta e a apresentação do caso que o Sr. Holmes vai desvendar.

O caso é uma morte misteriosa de um homem em uma casa vazia em Londres, uma mistura de assassinato e suicídio. Sherlock vai até a cena do caso/crime para analisar evidências e tirar suas conclusões, após algumas pesquisas a história muda completamente e sem aviso, de Londres para pioneiros americanos anos atrás. Nessa altura eu já não lembrava o nome da vítima e nem dos suspeitos e o final foi uma grande surpresa. 

Resumindo, o caso é apresentado e depois é contada uma história minuciosa que está por trás dos motivos do crime e como foi que chegou nesse ponto, como o crime em si aconteceu com todos os detalhes possíveis. Eu só queria ter "visto" mais de Sherlock Holmes nesse livro, ainda assim não me decepcionei, gostei muito e já quero ler as outras histórias.

Me senti uma detetive lendo Um Estudo em Vermelho! História e caso muito bem elaborado e estruturado, já estou lendo o próximo livro - O Cão dos Baskervilles - e o Holmes "tá que tá" nesse hein!


16 comentários

  1. Já li esse livro e realmente, o Sherlock é bem mais discreto do que eu imaginava! Eu adoro a versão do personagem interpretada pelo Benedict, mas apesar desse detalhe, o livro é bom sim! Preciso ler os outros contos :) Beijos!
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você achou a palavra que me faltou: ele é discreto. Adoro a atuação do Benedict também.

      Excluir
  2. Primeiramente, amei o seu blog. Que layout perfeitooo! :D

    Ah, ainda não li nada do Sherlock. Morro de vontade, mas não tive a oportunidade...

    Adorei a resenha,

    http://tordodemorango.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do blog, muito obrigada, espero te ver mais vezes por aqui.

      Excluir
  3. Conheço só os filmes e algumas séries inspiradas em Sherlock. Mas fiquei curiosa para conhecer os livros dele depois de ver sua resenha positiva.

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
  4. Confesso que sou meio por fora da ordem dos livros do Sherlock, apesar de ter muita vontade de ler. E eu não sabia que essa primeira história era narrado pelo Watson! Já quero!
    :)

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma história meio triste em relação à livro de Sherlock Holmes. O primeiro e único que comprei até hoje, comprei na primeira bienal que fui, emprestei antes de ler e nunca mais tive a chance de ler, porque não voltou pra minha mão.
    Sei que estou me devendo a leitura dos contos de Conan Doyle e sou doida pra ler esse justamente por ser o primeiro e por amar a série.

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda não terminei de ler esse livro pq fiquei extremamente entediada na parte que a narrativa pula para os EUA.
    Mas tenho fé que terminarei em breve. Amo Sherlock. Dos filmes, da série, do livro... :)

    Bjs

    https://fluxoconstante2.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Tenho vontade, mas nunca li nenhum dos livros de Sherlock Holmes. Gosto bastante da versão do personagem interpretada pelo Benedict e acho que vai ser estranho ler o original agora, hahahaha.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  8. Cara, eu amo Sherlock Holmes, Um estudo em vermelho para mim é um dos melhores, foi o segundo que li. Com certeza você deve continuar a ler a obra de Conan Doyle, eu adoro as adaptações, séries, filmes, até os que não são diretamente Sherlock Holmes como o Mentalista, mas não tem nada como ler os livros, eles são maravilhosos. Meu Holmes preferido é o do livro. <3 *----*

    www.livrosenerdices.com.br

    ResponderExcluir
  9. A uns meses atras eu comecei a ouvir o audiolivro de Um Estudo em Vermelho e acabei me esquecendo dele, só agora que vi o seu post que fui lembrar x.x Acho que esqueci porque quando eu escuto algum audiolivro eu tenho sono... kkkkk
    Mas pretendo voltar ao livro porque mesmo no começo a história já estava interessante e eu adoro os filmes e a série do Sherlock ♥

    ResponderExcluir
  10. Eu sou apaixonada por Sir Arthur Conan Doyle! A escrita é super envolvente e você fica desesperada para ver o fim, né? Já li todos e deu até vontade de ler de novo haha Beijos!
    Blog Vintee5 | Canal Vintee5

    ResponderExcluir
  11. Coração fica até acelerado quando encontro alguém se aventurando nas histórias de Conan Doyle!
    Sou fã se Sherlock e amei a resenha <3

    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
  12. Oi flor, eu to com o livro pra ler no meu evento, Sherlock é vida!
    Confesso que pra leitura a ente meio que acha diferente, já que nos acostumamos com os filmes e séries, principalmente a da BBC.
    Mas vale a pena no final, Arthur escreve como ninguém.
    To colocando o link do evento caso queira participar!
    https://www.facebook.com/events/200438383683962/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  13. Sou apaixonada pelo Sherlock <3

    http://winterb-irds.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Não sabia que esse livro era o primeiro ep da série, agora eu fiquei interessada na leitura e já coloquei na minha lista. Meu sonho ainda é ler todos os contos do Sherlock ♥ um dia eu consigo haha

    ResponderExcluir

♥ Obrigada pela visita, deixe seu carinho com um comentário!