20 de setembro de 2017

Meu Rio Grande do Sul - O 20 de Setembro

E hoje é aquele dia super especial que me traz alegria e junto com ela muita saudade! 20 de setembro - Revolução Farroupilha/Dia do Gaúcho/Aniversário da minha mãe! Hoje é aquele feriado super gostoso no meu amado Rio Grande do Sul e eu não posso estar lá pessoalmente, mas o Rio Grande do Sul está sempre no meu coração. Nasci e vivi por 24 anos no Sul, tenho lembranças maravilhosas desses 20 de setembro.
Normalmente as pessoas gostam de dormir até mais tarde no feriado, mas no 20 de setembro não tem gaúcho que fique na cama! Na verdade eles estão há semanas envolvidos em atividades e preparações para esse dia tão especial, e hoje, principalmente em Alegrete, as ruas estão repletas de gaúchos bem pilchados montados em seus cavalos, tem um desfile lindo acontecendo, cheio de história e tradição e muita gente reunida pra admirar. Ah! E sempre tem uns cuscos no meio! Tem cheirinho de churrasco pra todo lado, mas aquele churrasco que só gaúcho faz! E o mate corre solto! É a coisa mais linda de se ver! Não é a toa que sempre me emociono ao pensar no meu Rio Grande do Sul.
Além disso tudo, é aniversário da minha mãe, que torna esse dia maravilhoso. Almoçamos churrasco, ouvimos muita música gaúcha (nem todas eu gosto, mas as que meu pai ouvia eu amo!) e compartilhamos o chimarrão, são coisas básicas do povo gaúcho mas nesse dia se torna quase uma regra hehe. Ao final da tarde sempre tem aquele bolo delicioso. Mas esse ano é o mais diferente que poderia ser. Além de eu não estar no Sul, meu pai não está mais aqui conosco pra nos proporcionar esses momentos alegres e hoje tudo o que eu queria era comer o churrasco que ele assava, tomar um chimarrão cevado por ele, ouvir ele chamar a minha mãe de "minha flor de maçanilha" e poder abraçar minha mãe bem gostoso. Como meu pai amava esse dia!
Hoje a saudade é minha companheira e eu choro, choro de saudade e alegria por ter vivido esses momentos maravilhosos e por tudo o que esse dia representa na minha vida. Comecei o dia ouvindo Luiz Marenco (e chorando, claro!), que meu pai gostava muito e eu aprendi a gostar também. Quando penso no Sul e quando penso no meu pai é das músicas desse homem que eu lembro e me identifico com elas.
"Têm coisas que tem seu valor avaliado em quilates, em cifras e fins, em cifras e fins... E outras não têm o apreço nem pagam o preço que valem pra mim
(...) Sempre que eu quero, revejo meus dias e as coisas que eu posso, eu mudo ou arrumo, mas deixo bem quietas as boas lembranças. Vidinha que é minha, só pra o meu consumo..."
Luiz Marenco - Pra o meu consumo



8 comentários

  1. Ah, que texto lindo, cheio de sentimento <3
    Fico um pouco triste por você não poder mais aproveitar como antes esse dia e ainda não estar mais com a família, com seu pai... Mas com certeza seu pai iria querer te ver feliz. Então se alegre. E um bom feriado pra você, mesmo longe <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, que bom que conseguiu sentir o que eu quis transmitir: sentimento! Obrigada pelo carinho! ♥

      Excluir
  2. Também sou do RS, moro em Nova Prata (na Serra) e adoro o quanto nós celebramos nossas origens nesse dia. Mas, como minha família não é tão tradicionalista, a gente fica em casa curtindo o feriado e tomando chimarrão, como sempre hsuhsuahsus

    Que pena você estar longe do RS e sinto muito por seu pai não estar mais com você. O jeito é se apegar nas lembranças boas que vocês tiveram juntos e nunca esquecer disso.
    Espero que você aproveite esse dia, do seu jeito <3
    Feliz dia do gaúcho!

    Beijos
    Inverno de 1996

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo ter mais uma gaúcha por aqui! Muito obrigada pelo carinho!

      Excluir
  3. Que texto mais lindo, Jess. Impossível não se emocionar lendo tudo. Impossível não lembrar do seu pai e da sua mãe nesse dia. Só nos restam as saudades dos churrascos e da alegria. Beijo ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu to me emocionando até lendo os comentários carinhosos hehe obrigada, beijoo! ♥

      Excluir
  4. Nossa, que texto lindo, que lembrança, sabe eu perdi a minha mãe há uns 3 anos e a saudade doí, mas só de lembrar de momentos lindos com ela a saudade ganha conforto.

    p.s: é tão bom encontrar uma conterrânea na blogsfera (L)

    Beijos Josi!
    www.singularidades.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pelo carinho! Fico feliz quando encontro gaúchas por aqui! ♥ Beijos!

      Excluir

♥ Obrigada pela visita, deixe seu carinho com um comentário!