2 de novembro de 2017

Como Eu Era Antes de Você: Livro x Filme

Há uma semana eu terminei de ler o livro Como Eu Era Antes de Você e agora acabo de ver o filme, ainda estou me sentindo presa nessa história tão linda. Não sei explicar, parece que tenho um tipo de peso e aperto no peito até agora. Quando o filme estreou fiquei louca pra ver no cinema mas antes disso já estava louca pelo livro, então achei melhor esperar, sou do tipo que gosta de ler o livro antes de ver o filme. Apenas esse mês tive acesso ao livro, que foi um presente maravilhoso que ganhei da Paty. Eu já sabia o resultado final e desgraçado dessa história, mas eu tinha que ler mesmo assim, com o filme a mesma coisa, mas quando a pessoa gosta de sofrer é assim mesmo.

Então agora vamos às minhas considerações sobre o livro e o filme. Se você não leu o livro, vai ter um pouquinho de spoiler, mas isso não faz muita diferença se você já viu o filme.


1. Chorei nos dois. A diferença é que no livro eu comecei a chorar no meio (talvez até antes) e não parei mais, desaguei no fim, e no filme chorei um pouco no fim.

2. Will insuportável. No livro o Will parece bem mais insuportável do que o filme tentou transmitir.

3. A irmã do Will. No livro ele tem uma irmã que mora na Austrália que quando fica sabendo da decisão dele de ir pra Dignitas chega na casa dele dando o maior piti.

4. O Sr. Traynor. No livro o pai do Will, o Sr. Traynor, trai a esposa, todo mundo parece saber disso menos a Sra. Traynor e eles tem um relacionamento bem pesado, como se odiassem um ao outro, mal conversam. No fundo o Sr. Traynor meio que torce pro filho ir logo pra Dignitas pois assim ele vai ser livre pra largar a família e viver com a outra mulher. No filme nada disso foi retratado.

5. A Sra. Traynor. Achei que ela foi de certa forma bem retratada no filme, mas no livro ela me passou mais a impressão de mulher amargurada, muito sofisticada e séria. No filme vemos que ela parece não se dar bem com o filho, no livro isso é muito mais forte, ela mal olha pra ele, mas é possível conhecer mais a personagem no seu capítulo especial e entender seu amor pelos filhos e sentimentos sobre seu casamento e a própria vida.


6. O concerto. No filme, Lou compra ingressos pra levar Will ao concerto e vai toda linda naquele vestido vermelho arrasador. No livro, Will recebe os convites para o concerto de um amigo que vai estar tocando lá e então ele convida a Lou que não sabe o que vestir, ela experimenta várias roupas diferentes enquanto Will e Nathan aprovam ou desaprovam. E quando ela aparece de vestido vermelho, os dois ficam bobos! E quando ele manda ela tirar aquela pashmina, nossa! E ela fica boba de ver ele bem arrumado.

7. O cabelo. Não gostei de como ele apareceu de repente de cabelo cortado no filme. No livro Lou corta o cabelo dele e faz a barba e é um momento íntimo pra ela que ficou toda sem jeito de ficar tão próxima dele analisando e alisando de pertinho o seu rosto. Foi lindo de ler!

8. O casamento. Eu fui a loucura com esses dois no casamento da ex do Will. O momento em que ela sobe no colo dele, passa a mão no pescoço dele, que eles dançam e ficam tão próximos e ele brinca sobre os peitos dela, no livro parece mais quente, mais pessoal. Ele parece se divertir e dar mais em cima dela. Ah! E na volta pra casa ainda fazem tatuagens! Essa parte foi bem legal.

9. Dignitas. No filme parece que ela, Lou, só foi, não teve muitos detalhes. Já no livro, mostra toda a angustia e sofrimento dela até o dia em que ele foi pra Suíça, fica cheio de repórteres na porta dela porque o idiota do Patrick contou pra imprensa e ela recebe uma ligação da Sra. Traynor dizendo que paga pra ela ir porque o Will está pedindo pra ela ir.


Curiosidade: o livro tem capítulos especiais do Nathan, da Sra. Traynor, do Sr. Traynor e da Treena cada um falando sobre seus sentimentos e sobre como via determinadas situações. Achei legal o capítulo do Nathan, a amizade dele com o Will.

Considerações finais: ainda tem muita coisa que ficou de fora no filme, vontade de sair tagarelando isso pra todo mundo, mas já falei demais, vocês vão cansar de mim. Amei demais o livro, achei bem pessoal, bem detalhado, íntimo e profundo. Com certeza vou ler mais vezes. Só assisti o filme porque foi o Sam Claflin que fez o papel do Will. Antes não queria ler o livro Depois de Você, mas agora estou curiosa! Enfim, história linda, filme lindo, livro perfeito cheio de sentimentos.

28 comentários

  1. Cara, eu achei o filme bem fiel ao livro apesar de tudo, mas o que mais me chocou na diferença foi o acidente do will, que na verdade não foi a namorada dele na época que pediu para ele não ir de moto e sim o porteiro... Eu amei os dois e voce vai surtar com o livro depois de você....

    Carol Justo | Pink is not Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim o filme foi bem fiel mesmo com algumas coisas ficando de fora. Agora que tu falou estou com mais vontade ainda de ler o próximo livro, vou ter que esperar porque não tenho haha.

      Excluir
  2. Eu sou do time do contra. Vi primeiro o filme porque não tinha o livro mesmo haha. Mas quero ler os dois logo ♥ Mas sinto que não to preparada kkkk

    ResponderExcluir
  3. Já li algumas resenhas do livro Como Eu Era Antes de Você mas ainda não assisti o filme. Mas entre o livro e o filme acho que nos filmes muitas coisas são cortadas, o livro é mais completo, o leitor quando ler o livro ler tudo o que se passa na história, já nos filmes não sempre tem uma mudança. Mas é sempre bom a pessoa ler o livro e assistir o filme , bjs.

    ResponderExcluir
  4. Como eu só vi o filme, gostei de saber de todos esses detalhes que você apontou nessa comparação. Deu pra perceber que vale a pena a leitura para se aprofundar nessa linda e emocionante história. E sim , eu também chorei litros assistindo ao filme .
    beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Já faz um tempinho que Como Eu Era Antes de Você está na minha lisa dos livros a ler, mas estava com um pé atrás, agora, depois desses elogios todos, decidi que vou sim ler kkkk E pelo que parece assistir o filme não deve interferir no prazer da leitura, então Netflix lá vou eu! Haha
    Abraços 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se joga! haha Mas o filme não tem na Netflix viu? Aproveita e lê o livro antes hehe.

      Excluir
  6. Bom dia, como vai? Confesso que ainda nao vi o filme e em relação a livro comecei a ler ele recentemente, e ja estou me encantando com a historia, ainda estou nos primeiros capitulos, por isso nao tenho uma opiniao gormada, mas ja quero terminar logo e também quero ver o filme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa eu devorei o livro hehe. Depois me conta o que achou.

      Excluir
  7. Olá, tudo bem?
    Caramba, temos opiniões iguais!! Também li o livro e assiti ao filme, achei o filme muito bem representado mas o livro tem uma profundidade muito maior. Ótimo post!

    ResponderExcluir
  8. Eu não li o livro mas vi o filme! Um lindo romance mesmo. Os livros são tão pessoais e intimistas né? Eu amo imaginar as cenas, os personagens, e os detalhes de tudo. Gostei muito de duas considerações do livro e filme!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Eu adoro ler os livros antes de ver os filmes, acho muito mais impactante.

      Excluir
  9. Olá , tudo bem ? Fiquei encanta primeiramente com a sua resenha , me deixou querendo tanto ler o livro , quanto ler . O titulo do livro é bem sugestivo e curioso . Bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico feliz que tenha gostado da resenha! Leia e assista também hehe.

      Excluir
  10. Olá!

    Já faz um bom tempo que li o livro e assisti o filme, então foi bom relembrar essa história emocionante. O livro é muito mais completo, mas gostei do filme, também.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, acho que o filme é de 2016, eu que demorei mesmo hehe.

      Excluir
  11. oieee
    eu achei o filme muito fiel ao livro, claro que tem algumas diferenças e algumas coisas que não são tratadas como igual mas nada disso me impediu de chorar nos dois kkkkk assim como vc

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Adaptações nunca são perfeitas né? Sempre esquecem algum detalhe, mas pelo que li, o resultado foi bom. Li o livro faz tempo e chorei horrores, acho que com o filme será assim também. Seu post está ótimo, fiquei até com vontade de ler o livro novamente...rs.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só de responder esses comentários já deu vontade de ler de novo o livro haha. Assista ao filme também!

      Excluir
  13. Oi tudo bem? Li o livro faz pouco tempo e fiz o mesmo que você. Apesar de ter ficado ansiosa para assistir o filme, quis ler o livro primeiro e notei quase tudo que você disse. Mas fiquei decepcionada mesmo com o fato do cabelo do Will ter aparecido já cortado no filme, pois essa era uma cena bem bonita do livro né? Parabéns pelo post. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi difícil me segurar enquanto todos assistiam ao filme e ficavam comentando, somos guerreiras haha.

      Excluir
  14. Nossa, adorei o post, louca para assistir ao filme e ler o livro, pois amo história do tipo e você me deixou super curiosa. O Blog é lindo, bjs!

    ResponderExcluir
  15. Amei seu post falando sobre a historia do livro e do filme.
    Eu vi o filme e achei maravilhoso, fazia muitos anos que eu não ia no cinema e fui para vê-lo.
    Mas você foi tão fiel aos detalhes a mais do livro que despertou minha curiosidade e vontade de ler a historia.

    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir

♥ Obrigada pela visita, deixe seu carinho com um comentário!